Tudo o que você precisa saber sobre o Lago Titicaca em Puno 2023

Tudo o que você precisa saber sobre o Lago Titicaca em Puno 2023

Tudo o que você precisa saber sobre o Lago Titicaca em Puno 2023 . O Lago Titicaca é um dos destinos mais interessantes do Peru porque atrai milhares de viajantes para conhecer Puno, tornando a província uma visita obrigatória para viagens em 2023. Se você é uma das pessoas que gosta de natureza e história, enquanto gosta de conhecer novos modos de vida durante suas viagens de férias, Puno tem uma grande surpresa.

O Lago Titicaca é uma das maravilhas naturais que se esconde entre duas cordilheiras e hoje você aprenderá tudo o que precisa saber para aproveitar sua próxima visita.

Lago Titicaca 2023 e seus dados básicos
Com 8.372 quilômetros de extensão e localizado a 3.812 metros acima do nível do mar, o Lago Titicaca é um destino turístico que quebrou diversos recordes históricos e conquistou prêmios em todo o mundo.

Começando por ser conhecido como o lago navegável mais alto do mundo graças à profundidade de suas águas, também ganhou o título de maior lago da América do Sul.

Sua profundidade média é de 107 metros e é formada por duas massas de água separadas pelo Estreito de Tiquina, que cria as duas áreas que hoje se chamam Lago Mayor, ou Chucuito, e Lago Menor, ou Huiñaymarca.

No mundo, ocupa a 19ª posição no ranking dos lagos com maior superfície.

Localização do Lago Titicaca
O Lago Titicaca está localizado no departamento de Puno, a parte que pertence ao Peru; e, a parte que pertence à Bolívia tem várias províncias vizinhas.

É um recurso natural compartilhado por ambos os países do altiplano andino latino-americano e é utilizado como conexão fluvial em alguns casos específicos.

Seu acesso no Peru é pelo principal porto de Puno, a apenas 10 minutos da praça central ou 20 minutos da rodoviária.

Se você chegar de avião, terá que levar em conta o tempo de transferência que deve fazer de Juliaca, onde está localizado o aeroporto, para chegar a Puno.lago titicaca

Significado do nome Titicaca
A primeira coisa que você deve saber sobre o Lago Titicaca é que é um nome que se pronuncia como “Titijaja”, pois usa uma fonética diferente do espanhol e do quechua.

Titicaca é um nome em aimará, que é uma das línguas originais da América do Sul e uma das oficiais no território do Peru.

É traduzido como “Titi” que significa gato selvagem, e “qaqa” que significa cavalo branco, referindo-se ao gato andino por causa da forma do lago.

Chegando ao Lago Titicaca saindo de Lima
Para chegar ao Lago Titicaca desde Lima, a primeira coisa que você deve fazer é calcular o número de horas que você tem disponível para fazer a viagem e poder realizar atividades turísticas em Puno.

Se você decidir vir de ônibus, a melhor maneira de chegar lá é fazer uma viagem até a cidade branca de Arequipa e depois pegar um ônibus para Puno com duração de seis horas.

No total, se você optar por vir por terra usando um ônibus ou carro particular, você levará 21 horas para chegar a Puno.

O melhor que podemos recomendar para fazer a rota terrestre é passar pelo menos uma noite em Arequipa, para desfrutar dos pontos turísticos que possui uma das cidades mais atraentes e importantes do Peru.

Ao chegar na cidade de Puno, você terá que ir ao Porto Principal, onde encontraremos um farol e uma grande variedade de barcos para navegar no Titicaca.

Chegando ao Lago Titicaca saindo de Cusco
Se você está em Cusco e quer fazer a viagem até Puno para chegar à maravilha do Lago Titicaca, você terá duas opções.

Ambas as propostas são terrestres porque Puno ainda não tem conexão direta por voo em nenhuma das companhias que operam os “aéreos” do Peru.

A primeira opção é fazer de ônibus, a viagem dura aproximadamente oito horas de Cusco a Puno e existem muitas empresas que nos oferecem a oportunidade do trajeto.

A outra opção é a mais cara, mas a mais incrível que você pode encontrar para fazer a viagem, de trem. Há um trecho de trem que liga os dois departamentos e é a grande sensação entre todos os visitantes que tiveram a oportunidade de experimentá-lo, apesar de seu custo.

Porque é caro, aproximadamente $ 255 cada trecho, quatro vezes mais do que a tarifa regular de um avião de Lima a Puno.

Mas vale a pena pela quantidade de paisagens e pela qualidade da viagem que vamos fazer, uma forma diferente de aproveitar o trecho de Cusco a Puno.

Se tiver a oportunidade de pagar o bilhete de comboio, terá muitas oportunidades de tirar fotografias únicas que pouquíssimas pessoas terão nas suas redes sociais, paisagens maravilhosas garantidas.

E se você tiver mais dinheiro do que costuma gastar nas férias, também poderá contar com a opção de luxo que é o trem Belmond Andean Explorer. É uma versão luxuosa de transporte para viajar com a melhor experiência de trem do Peru.lago titicaca

Atividades e passeios no Lago Titicaca
Existem diferentes e variadas atividades que podem ser realizadas dentro do Lago Titicaca, incluindo o famoso turismo comunitário ou um passeio pela natureza do lugar.

Existe também a opção de fazer uma viagem no tempo quando visitamos as ilhas dos Uros, comunidade que vive em ilhas flutuantes feitas com a vegetação da região.

Você pode fazer excursões curtas ou longas ao lago com a opção de ficar mais de um dia dentro do Titicaca.

Para curtir o Lago Titicaca você tem duas opções, faça por conta própria ou contrate uma agência de viagens profissional que cuida de todos os detalhes com um passeio sob medida. Em ambas as versões encontraremos motivos suficientes para embarcar em uma aventura devido à capacidade do lago de nos proporcionar experiências incríveis.

Mas leve em consideração todos os detalhes que daremos a seguir para que você possa aproveitar sua visita ao Lago Titicaca.

Destinos dentro do Lago Titicaca
No Lago Titicaca dentro da área do Peru vamos encontrar quatro destinos para visitar:

  • As ilhas dos Uros: As ilhas dos Uros são ilhas flutuantes criadas à mão onde iremos partilhar algumas horas de conhecimento e experiência com os habitantes através de seus costumes e tradições conheceremos o modo de vida característico dos habitantes que se estabeleceram nas águas do lago há centenas de anos, No local poderemos comprar algumas lembrancinhas e tirar fotos com os moradores aproveitando suas roupas e a decoração do local. Também em cada passeio desfrutaremos de uma breve explicação sobre seus costumes para aprender mais sobre a vida no Lago Titicaca. A visita completa pode ser feita em menos de 4 horas, levando em consideração que apenas o translado leva duas horas para o dia e retorno das ilhas para Puno.

 

  • As ilhas naturais do Lago Titicaca: Amantani e Taquile: Na enorme extensão do Lago Titicaca também existem várias ilhas naturais onde diferentes comunidades forjaram sua existência ao longo de centenas de anos. Dentro deste grupo de ilhas existem duas que são mais conhecidas e preparadas para o turismo na região do Peru: Amantani e Taquile, em ambos os casos precisaremos de mais de três horas de navegação para chegar às ilhas naturais, se sairmos do porto principal.São áreas naturais que dentro de seu território encontraremos populações e arquitetura pré-incas e incas, sua visita é obrigatória porque tem o melhor da natureza do Lago Titicaca com suas águas mais azuis e cristalinas É a melhor opção de turismo porque sua visita inclui tudo de extraordinário que o local oferece para os visitantes que vêm a Puno em busca de experiências inesquecíveis.

Passeios ao Lago Titicaca
A melhor forma de conhecer e desfrutar das experiências que o Lago Titicaca encerra em todo o seu esplendor é com uma visita guiada acompanhada pela experiência de profissionais do turismo.

Profissionais como os que temos em Terra Peru Aventuras, uma equipe multidisciplinar focada em oferecer a melhor experiência em toda a região e em todos os destinos como Puno.

Conosco, você fará parte dos passeios que o levarão a conhecer as melhores paisagens do Lago Titicaca e desfrutar da verdadeira experiência do turismo comunitário.lago titicaca

O passeio às ilhas artificiais e naturais do Titicaca
É conhecido como o passeio à ilha dos uros e Taquile no Titicaca, é uma maneira fácil e conveniente de conhecer as duas realidades que se vivem no lago.

A rota começa bem cedo, antes das sete da manhã eles vão buscá-lo em seu hotel para levá-lo ao porto principal da cidade de Puno.

Depois de fazer as compras necessárias, embarcamos em um confortável barco completo equipado com assentos no primeiro nível e um terraço no segundo nível.

O primeiro destino é uma das ilhas dos Uros, a ilha artificial onde poderá desfrutar da experiência cultural e de aventura graças à composição que possuem.

Vamos ouvir uma apresentação dos habitantes que vão representar o seu dia-a-dia na ilha e depois vamos visitar as suas casas onde ficaremos a saber mais sobre os seus costumes.

Em seguida, poderemos fazer um passeio em seus barcos de junco para desfrutar mais da natureza do Titicaca.

O próximo destino é a ilha de Taquile, uma ilha natural onde poderemos conhecer seus habitantes milenares que nos receberão com uma encenação.

Para chegar à praça Taquile teremos que caminhar por aproximadamente uma hora em subida, por isso é recomendável levar pouca bagagem.

Na ilha vamos almoçar uma refeição tradicional dos Andes à base de truta acompanhada de batatas, salada e arroz.

Teremos ainda a oportunidade de conhecer melhor o trabalho artesanal da ilha que gira em torno dos têxteis com impressionantes trabalhos artísticos à venda numa feira no centro da cidade.

Visitaremos as ruínas localizadas na parte nordeste da ilha e depois iremos ao porto para fazer a próxima viagem a Puno.

A melhor maneira de desfrutar do Lago Titicaca

Se você quer se preocupar apenas em aproveitar cada quilômetro e paisagem do Lago Titicaca, recomendamos que entre em contato conosco para agendar sua próxima visita.

Você não terá que se preocupar com nada e ainda terá a companhia de um guia profissional que lhe ensinará cada detalhe por trás do Lago Titicaca.

Desfrute de Puno como você nunca imaginou, uma maravilha natural que nos espera para nos surpreender nas profundezas da Cordilheira dos Andes.

Author: iterraperu

Leave a comment