Como passar um dia em Lima – História, paisagens e ceviche em 2025

Como passar um dia em Lima – História, paisagens e ceviche em 2025

Como passar um dia em Lima – História, paisagens e ceviche em 2025

Vou começar dizendo que um dia em Lima, a capital do Peru, não é o ideal. Um dia em qualquer lugar não é o ideal, na verdade. Mas eu só fiquei duas semanas no Peru e priorizei o Vale Sagrado, Machu Picchu e o Lago Titicaca em vez de Lima.

Como a maioria das grandes cidades, Lima é lotada… de cultura, história, culinária premiada e pessoas amigáveis. É uma ótima maneira de começar suas viagens peruanas.

Neste guia, você obterá um itinerário para Lima em um dia, juntamente com recomendações sobre lugares para comer, onde ficar e outras dicas úteis de viagem. Você poderá visitar locais históricos, o lindo litoral e, o mais importante, comer boa comida.

Admire a arquitetura colonial na Plaza de Armas

O centro histórico de Lima é onde a maioria dos viajantes vai em sua primeira visita a Lima. E é por um bom motivo, em 1988 foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO. Você pode entender o porquê, pois ele é cheio de prédios e monumentos históricos, a maioria dos quais data da conquista espanhola.

A maioria das pessoas se reúne ao redor da Plaza de Armas, a praça principal. Lá você pode encontrar a Catedral Basílica de Lima, o Palácio Presidencial e o Palácio do Arcebispo. Decida quanto tempo você tem e visite alguns desses prédios. Eu só tive tempo para um, então fui com a Catedral.

Observe que o Palácio Presidencial é aberto ao público, mas com acesso restrito. Embora eu não tenha visitado, li que você pede ao guarda na frente para indicar a direção do escritório de relações públicas. Lá você poderá providenciar a entrada. Você precisará de um documento de identificação para isso, então certifique-se de ser extremamente cauteloso na área com seus objetos de valor. Considere comprar um pochete para mantê-los seguros.

Dica de segurança para o centro da cidade
O trânsito em Lima é uma bagunça, então vá para esta área pela manhã. Seja especialmente vigilante, muitos turistas significam que é propício para furtos. Evite a área e as ruas ao redor depois de escurecer.

Visite a Basílica Catedral de Lima

Então, vou ser sincero com você, igrejas e catedrais não são minha praia. Eu aprecio a arquitetura, mas, além disso, não tenho a mínima ideia do simbolismo da arte religiosa e artefatos.

Aqui está o que posso dizer:

A igreja começou a ser construída em 1535 pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro. Mais de cem anos depois, recebeu sua fachada de pedra. Em 1746, Lima sofreu um terremoto horrível que destruiu completamente o edifício e não foi reformado até 1778.

Por causa desses cronogramas de construção estendidos, o edifício é uma mistura de arquitetura gótica, barroca e neoclássica.

Ao entrar, você é imediatamente atraído pelo opulento altar principal. Ao redor dele, há entalhes de madeira intrincados nas cadeiras. As pessoas esculpidas nessas cadeiras são uma mistura de líderes religiosos e santos – pelo que me disseram.

Na parte de trás da Catedral, no lado direito, há escadas que descem para as criptas. Dentro das criptas, crânios e restos de corpos. Um pouco mórbido, mas achei fascinante.

Falando em crânios, se você gosta disso, vá para as Catacumbas da Catedral de São Francisco. Lá você encontrará crânios e ossos de mais de 20.000 pessoas.

 

Almoce um ceviche

A hora do almoço em Lima é a melhor hora para comer ceviche. Por quê? Porque o peixe é pescado de manhã, então ainda está fresco para o almoço.

La Mar, em Miraflores, foi recomendado a mim por um amigo, então fiz tudo o que estava ao meu alcance para chegar lá. O que eu não esperava era o trânsito de Lima. Levou, juro, 1,5 hora para chegar lá do centro histórico – a apenas 10 km de distância.

Dito isso, eu não teria perdido esta refeição por nada. Estava delicioso!

Quando chegamos (por volta das 14h), havia um grande grupo de pessoas do lado de fora do restaurante. No começo parecia impossível entrar, mas pedimos empanadas e pisco sours enquanto esperávamos. Também pedimos aos garçons que nos surpreendessem com diferentes coquetéis. A espera passou rápido.

Os pratos no La Mar são relativamente pequenos, então é uma ótima maneira de experimentar e compartilhar diferentes tipos de ceviche. A acidez era perfeita em todos os pratos e o peixe derretia na minha boca. Vá!

 

Dicas de reserva e horário de funcionamento
O La Mar é um local para almoço, então não planeje jantar lá. Eles também não aceitam reservas e recomendam chegar antes das 13h para evitar a espera.

Segunda a quinta: 12h-17h

Sexta a domingo: 12h-17h30

Author: iterraperu

Leave a comment